Educação no estado do Ceará: análises utilizando o método do controle sintético

Resumo

Este trabalho visa avaliar o impacto da gestão governamental do Estado do Ceará nos indicadores educacionais referentes ao ensino médio, no período de 2007 a 2014. As análises serão baseadas em indicadores tanto de cunho quantitativo, proporção de indivíduos entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio em escolas públicas, quanto qualitativo, desempenho do ensino público estadual no ENEM. Para tanto serão utilizadas análises descritivas e o método do controle sintético para ambas abordagens. A análise descritiva mostra que o estado do Ceará apresentou uma evolução contínua, permanecendo acima da média da região Nordeste. Em relação à média nacional, o estado do Ceará a partir de 2009 ultrapassa a nacional e permanece acima até o fim da série considerada, 2014. Na abordagem qualitativa, destaca-se o rápido crescimento de 2011 a 2014 de tal forma que o estado do Ceará, anteriormente abaixo, acompanha o desempenho nacional em 2014. Utilizando o método do controle sintético, os resultados de ambas abordagens mostram que o estado do Ceará apresentou bom desempenho. Em relação especificamente ao resultado no ENEM destaca-se a trajetória crescente desde 2011 e o crescimento acentuado de 2013 para 2014. A partir dos resultados pode-se concluir que a intervenção analisada, a gestão do Governo do Estado do Ceará entre os anos de 2007 e 2014, apresentou bom rendimento na educação, tanto em resultados quantitativos quanto em qualidade da educação.

Publicação
Economia do Ceará em Debate 2017

Meus interesses de pesquisa incluem crescimento e desenvolvimento econômico, avaliação de políticas públicas e pobreza.

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